Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Que tal conhecer o mundo correndo? (the big 5)

Que tal conhecer o mundo correndo? (the big 5)
Thiago Favero
May. 14 - 9 min read
000

Se você gosta de correr e de maratonas provavelmente já ouviu O termo “big 5” antes. Ele refere-se às 5 maiores corridas do mundo. Berlim,  Boston, Chicago, Londres e Nova York.

As 5 grandes são muito mais do que apenas a corrida em si. Eles são sobre a camaradagem, desafio e o entusiasmo de pessoas de todo o mundo. Essas maratonas são uma experiência única em que pessoas de todas as esferas da vida se unem por uma causa comum, para ultrapassar seus próprios limites e, coletivamente, incentivar uns aos outros. Não há nada mais inspirador do que ir a estas 5 maratonas e guardar as cenas, os sons e a emoção no ar para sempre em sua memória.

Abaixo farei um breve guia sobre as 5 cidades que fazem parte do big 5 e suas maratonas.

 

Maratona de Berlim

Maratona de Berlim na Alemanha é a maior maratona do mundo. Realizada na última semana de setembro, mais de 40.000 corredores de todo o globo estão esperando na linha de partida para correr mais de 42 quilômetros pelas ruas e chegar à linha de chegada. Embora seja uma maratona que é apreciada por maratonistas novatos e experientes, é a favorita dos iniciantes, especificamente porque é realizada nos meses mais frios de setembro e também por ser um percurso de terrenos mais planos, sem subidas ou outros desafios físicos.

A parte final da maratona, quando os corredores passam pelo Portão de Brandemburgo (foto acima), logo após as lindas paisagens da Av Unter den Linden, é deslumbrante. É nessa parte da corrida também que os espectadores se juntam para mostrar seu apoio aos corredores e incentivá-los a cruzar a linha de chegada. Um momento único.

Além da beleza do próprio percurso, os maratonistas ainda levam para casa a experiência de estar em Berlim e conectados a algo tão grande. A maratona não é apenas sobre o dia da corrida, é um programa completo de dois dias que traz a cidade à vida com emoção. Famílias e corredores de todo o mundo têm tempo para passear, ver os pontos turísticos do centro da Alemanha e conhecer pessoas de toda parte do mundo.

 

A maratona de Boston

A maratona de Boston é  considerada pela maioria como a mais importante das big 5. Realizada na terceira segunda-feira do mês de abril, ela já existe há 117 anos, tornando-se a maratona anual mais duradoura da história. Todo ano cerca de 25.000 corredores se reunem para a festa.

O percurso é considerado um dos mais cansativos entre as grandes, o que torna esta corrida um desafio em especial para iniciantes em maratona. O curso vai de Hopkington e passa por oito cidades diferentes, até que finalmente chega ao fim no centro da cidade de Boston em Copley Square, no coração do distrito financeiro.

Ao contrário da maratona de Berlim, existem 4 subidas no percurso. Estes aclives são considerados os maiores obstáculos para completar a maratona. Não é incomum que muitos participantes, mesmo corredores avançados, tenham que andar para subir as partes mais verticais do percurso.

Em Boston, o clima é muito imprevisível e na época em que a corrida é realizada você nunca se sabe o que esperar. Frio, chuva e calor fazem parte do cardápio. Deixe para escolher a roupa quando estiver perto da largada.

Aproveitando o clima da maratona, o Boston Red Sox, time de beisebol da cidade realiza um jogo em sua casa no famoso Fenway Park, a partir das 10h. Hot dogs, cervejas, e outras guloseimas típicas americanas acompanham os torcedores nas arquibancadas. Assim que o jogo acaba, as pessoas que estão lá para torcer pelos Red Sox trocam de cenário para ficarem atentos e observar o final da corrida, incentivando os participantes. Um programa americano completo para os acompanhantes dos maratonistas.

 

Maratona de Nova York

A maratona de Nova York, realizada em novembro, é uma das maiores do mundo com quase 42.000 corredores. Ela passa por todos os cinco distritos de Nova York. A corrida vai de Staten Island até Brooklyn e depois para a área de Queens, finalizando no Bronx e Manhattan. 

Se você não está acostumado a vida em uma cidade grande, é melhor se preparar. A cidade que nunca dorme não para durante a maratona então toda a agitação e caos de uma cidade global estão presentes no evento. Isso aumenta a emoção e o estresse do dia da corrida. Tanta coisa acontecendo, ônibus passando, buzinas e sirenes, milhares de pessoas, é realmente uma nova experiência e algo para se ver.

O melhor da maratona é a maneira como você percorre os diversos pontos da cidade. Cada um dos bairros ou distritos pelas quais você passa oferece uma sensação e experiência cultural diferente. É mais do que apenas percorrer um percurso de maratona, é como percorrer a herança das pessoas que migraram para a América para construir suas vidas. 

As festividades da maratona não terminam nem começam com a corrida. São mais de 100 bandas que vêm tocar e apoiar os corredores e seus espectadores. Os restaurantes, bares e hotéis da cidade oferecem programas e cardápios especiais para a ocasião tornando a corrida em um programa de turismo único.

 

Maratona de Chicago

A maratona de Chicago, realizada em outubro, é a mais indicada das big 5 para o corredor novato. Tendo um percurso quase tão plano quanto a maratona de Berlim, ela é realizada no centro da cidade de Chicago. Crescendo a cada ano, originalmente era chamada de Mayor Daley Marathon, e começou com uma origem humilde com apenas 4.200 corredores. Sua participação cresceu para mais de 45 mil corredores atualmente tornando-se uma das maiores do mundo.

A maratona é um ícone para a cidade e seus habitantes. O curso percorre toda a cidade e termina no Grant Park, que fica no coração do bairro histórico de Chicago. O que diferencia esta maratona das demais é o curioso "CEO Marathon Challenge". A partir de 2007, a Maratona introduziu uma competição entre os presidentes das maiores empresas dos EUA. Isso colocou em movimento uma natureza muito competitiva para esta maratona que pode não ser sentida em outras.

Há uma grande festa para os participantes e seus acompanhantes no Butler do Grant Park. Há comida, entretenimento e muitas bebidas que vão até as 15h. Outra parte única da Maratona de Chicago é a cerveja grátis que é oferecida nas balizas das 18, 19 e 20 milhas para manter os maratonistas bem hidratados, e bem, e já começar o esquenta para a festa em seu final. :)

O clima na linha de chegada é talvez tão emocionante quanto a própria maratona. A festa então se muda para a cidade onde a noite ganha vida. Bares, restaurantes, teatros oferecem programas únicos para os turistas que vieram correr ou acompanhar a maratona. Uma experiência incrível.

 

A maratona de Londres

Há muito para ver enquanto você corre pelas antigas ruas de Londres. A corrida realizada em outubro começa em Greenwich e Blackheath e continua passando pelas ruas mais icônicas de Londres. Os corredores passam por Cutty Sark, Prefeitura, Canary Wharf, Cleopatra's Needle, London Eye e, finalmente, chegam perto do Big Ben e das Casas do Parlamento no Mall.

Por ser um grande evento em Londres, é acompanhada por espectadores por toda a cidade. Os não participantes estão lá para torcer pelos corredores com músicas e gritos. Um espetáculo de músicos e outras artes se espalham pela cidade.

Existem muitas tradições que tornam a Maratona de Londres espetacular. Muitos participantes se fantasiam para comparecer. Misturados entre os corredores sérios estão aqueles que estão lá não apenas para correr, mas para entreter os corredores e as massas ao redor deles vestindo fantasias de personagens mais diversos. Vale tudo!

Devido ao grande número de pessoas que correm esta maratona, existem três pontos de partida distintos. Todos eles se encontram em Woolwich, perto do Royal Artillery Barracks, e é muito legal ver todos eles se reunirem. 

 


 

Muito mais do que apenas a corrida, as big 5 são eventos incríveis em que se pode unir o desafio esportivo ao turismo e novas experiências. Cada uma delas é única e reune tudo que há de mais interessante e marcante em suas cidades sedes. Vale a pena demais conhecer cada uma delas!

Aproveite sua paixão por corrida e vá conhecer o mundo! :)

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you