Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como eu tirei meu passaporte em 3 dias. Parece difícil, mas é mega simples

Como eu tirei meu passaporte em 3 dias. Parece difícil, mas é mega simples
Enzo Cury
Apr. 21 - 7 min read
000

Precisa tirar o passaporte com urgência e não sabe como fazer? É super fácil e eu te explico como solicitar e o passo a passo que você deve seguir

Se você é do meu time e também ama viajar, é possível que, em algum momento da sua vida, você precise tirar o passaporte de urgência. Mas sem pânico! Vou te dar dicas valiosas de como eu tirei o meu em 3 dias, para te ajudar.

Ao contrário do que pode parecer, não é nenhum bicho de 7 cabeças. Ele é igual ao passaporte comum, tem validade de 10 anos e é só um pouquinho mais caro, mas valeu a pena. Ufa! Consegui fazer minha viagem tranquilamente. 

O que é passaporte de urgência

Há 2 anos, precisei tirar o meu e não fazia ideia de como eu faria isso e qual era o passo a passo necessário. Por isso, acho importante falar sobre a minha experiência. Assim, caso precisem, vocês já vão saber exatamente o que fazer.

Para começar, eu preciso te dizer que o passaporte de urgência tem a mesma função que um passaporte normal: ele é um documento que nos identifica em outros países, além de registrar nossa entrada, saída, vistos e autorizações onde quer que a gente vá.

Assim como o passaporte comum, o meu também foi emitido pela Polícia Federal e para fazer a solicitação, eu precisei comprovar que não tinha tempo hábil para fazer o processo comum de um passaporte normal.

Diferenças entre passaporte de urgência e passaporte de emergência

Outra coisa importante é entender  a diferença entre o passaporte de urgência e o passaporte de emergência. Os dois são emitidos em caráter excepcional, mas têm suas diferenças.

Passaporte de urgência

A gente solicita quando precisa viajar e o passaporte comum foi perdido ou está com problemas e não vai ter tempo de fazer o processo normal. Foi exatamente o meu caso e eu vou explicar como consegui ter meu passaporte pronto em 3 dias.

Há 2 anos, eu precisei fazer uma viagem a trabalho e planejei aproveitar minhas férias que seriam logo em seguida e conhecer alguns países do exterior. Mas meu passaporte venceria durante a viagem e fiquei com medo de ter problemas.

Logo, entrei em contato com a Polícia Federal e descobri a possibilidade de solicitar o passaporte de urgência. Paguei um pouquinho mais caro do que pagaria se pudesse esperar pelo normal, ele saiu muito rápido, em três dias. Então valeu a pena!

Passaporte de emergência

O passaporte de emergência é um pouco diferente, porque ele é feito em situações extremas. Não basta que você comprove que não vai ter tempo para esperar pelo processo normal, as causas para justificar a solicitação do emergencial também são bem específicas.

Algumas delas são:

  • Se você perdeu o seu documento em catástrofes naturais, como tsunami ou terremoto, ou até mesmo se está fugindo desses desastres;
  • Mesma coisa para conflitos armados, guerras e afins;
  • Caso existam problemas de saúde com você, seu companheiro ou algum parente até segundo grau.

O passaporte de emergência sai em 24 horas e só tem validade de 1 ano. Além disso, alguns países da Europa não aceitam ele, então confere quais são para não ter problemas:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Quem pode solicitar passaporte de urgência

Também acho importante que você saiba quem pode obter o passaporte de urgência. Não são todas as pessoas que residem no Brasil que têm essa possibilidade, então veja os pré- requisitos:

  • Ser brasileira (o);
  • Estar com a situação em dia com o serviço militar (para homens);
  • Estar com a situação em dia com a justiça eleitoral, ou seja, ter votado ou justificado a ausência na última eleição;
  • Não ser um procurado pela justiça ou estar proibido de deixar o país;

Eu tinha todos os pré-requisitos para solicitar o passaporte de urgência e você, tudo certo? Então vamos para a próxima informação importante: os documentos necessários.

Documentos para a solicitação do passaporte de urgência

Precisei pesquisar muito para saber quais documentos eu precisava levar à Polícia Federal para não chegar lá faltando alguma coisa. Por isso que vou explicar direitinho o que você precisa separar. Afinal, não quero que você dê a viagem perdida. Anota aí:

 Documento oficial de identificação com foto, CPF e Título de Eleitor

No caso do documento oficial com foto, eu levei o RG e deu super certo.

 Foto 5×7

Sim, você entendeu certo. Para o passaporte eu precisei levar uma foto 5x7 colorida e recente, e não a tradicional 3x4. Então preste atenção para não cometer esse erro.

 Passaporte antigo

Como eu tinha um passaporte antigo, foi preciso levá-lo.

Comprovantes de situação de urgência ou emergência

No meu caso, eu levei um ofício do trabalho comprovando que eu estaria em viagem quando o meu passaporte fosse vencer.

Certificado de Reservista

Para homens, é preciso apresentar também o Certificado de Reservista para comprovar que a situação com o serviço militar está em dias.

Certificado de Naturalização

Esse é para estrangeiros que são naturalizados brasileiros.

Passo a passo para tirar o passaporte de urgência

Quando eu precisei solicitar meu passaporte de urgência, segui um passo a passo que foi bem simples:

- Fui até o site da Polícia Federal e preenchi o formulário que eles disponibilizam lá;

- Depois disso, o sistema gerou um boleto com o valor que deveria ser pago para ter o documento novo e eu fiz o pagamento;

- Com o comprovante de pagamento do boleto e todos os documentos que citei anteriormente em mãos, me dirigi a um posto de atendimento da Polícia Federal e realizei a solicitação;

- Lá, eles analisaram e aceitaram o meu pedido. Nesse momento, um segundo boleto é gerado com mais uma taxa para ser paga, mas dessa vez com um valor bem inferior;

- Após o pagamento, eu recebi um documento informando o dia que eu poderia retornar para fazer a retirada do meu novo passaporte;

- Esperei 3 dias e finalmente fiz a retirada do meu passaporte novinho e pronto para ser carimbado pelo mundo!

Tá vendo como foi fácil o processo de solicitação do meu passaporte de urgência? E para completar o combo de dicas incríveis, te aconselho a cuidar bem do seu documento e manter sempre seguro e protegido. 

O passaporte é como se fosse nosso RG no exterior. Ande sempre com o seu e tome cuidado para não  molhar, amassar, rasgar ou perder, tá?


Report publication
    000

    Recomended for you